top of page

Como tudo começou

  • Foto do escritor: Equipe ProudCap
    Equipe ProudCap
  • 22 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Trabalho com pacientes oncológicos há cerca de 7 anos e praticamente todos os dias me deparo com o sofrimento dos meus pacientes, não apenas pelos medos e ansiedades gerados pela doença, mas também por todas as mudanças no cotidiano decorrentes do tratamento.

Sem dúvida, um dos grandes impactos na qualidade de vida da maioria dos meus pacientes é a perda dos cabelos. Existe a questão estética, claro, mas também existe o estigma da doença. "Todos podem ver que estamos doentes". Traz um certo desconforto, até mesmo uma invasão de privacidade.

Apesar de tudo isso, os efeitos benéficos da quimioterapia superam, em muito, as inconveniências dos efeitos colaterais. Sempre pensei que fosse uma questão de se conformar, até que numa manhã de sexta-feira recebo a Greyce no meu consultório, estava radiante e cheia de cabelos, o que era muito improvável pelo tipo de quimioterapia que ela tinha recebido. Durante a nossa conversa ela me contou sobre as toucas hipotérmicas, um tratamento para queda capilar pela quimioterapia ainda pouco difundido no Brasil, mas que já estava em uso há alguns anos na Europa e nos Estados Unidos, com ótimos resultados.

Nas minhas pesquisas, li inúmeros artigos científicos sobre o tema e descobri que cerca de 60% das pacientes que utilizam a touca durante a quimioterapia conseguem manter o cabelo e que era bastante seguro, não interferindo de maneira nenhuma no resultado do tratamento oncológico. Descobri ainda que existem duas maneiras de se resfriar o couro cabeludo, uma através de uma máquina que é instalada dentro do centro de quimioterapia e deve ser comprada pelas clínicas e a outra que é a touca hipotérmica, em que o paciente leva suas próprias toucas e depende apenas de um acompanhante (ou da disponibilidade da equipe de enfermagem) para as trocas durante o tratamento.

Ainda são poucas as clínicas que possuem as máquinas e são poucas as pessoas que efetivamente conseguem comprar as toucas necessárias para o tratamento. Como, então, tornar seu uso mais difundido? Simples, vamos possibilitar que as pacientes aluguem as toucas e possam realizar a aplicação em qualquer lugar do país!

Assim nasceu a ProudCap, desejando um sorriso radiante como o da Greyce para todos que passam por essa etapa tão desafiadora.

*Obs. A minha querida paciente Greyce autorizou que seu nome real fosse divulgado pelo Blog.

 
 
 

Комментарии


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page